top of page
  • Foto do escritorLuiza Bruscato

Mesa Brasileira participa de Fórum de Inovação em Eco-Vila da China




Entre os dias 16 e 18 de novembro de 2023, a Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável participou de diversas atividades durante o 2º Fórum Global de Ecovilas ECI, em Yucun, China. O Fórum, evento de inovação no qual são premiados projetos de design de cidades sustentáveis, foi organizado pela Associação Internacional de Empreendedores, Criativos e Inovadores (IECIA), uma organização global sem fins lucrativos comprometida com promoção, reconhecimento, pesquisa, educação e consulta de inovação na economia digital.


O evento contou com tour pela vila de Yucun, com visitas em fazendas de frutas e produção de peixe, e exibição do Fórum, e diversos debates sobre o desenvolvimento sustentável de áreas rurais, a civilização global ecológica no futuro e o desenvolvimento industrial e a inovação digital em áreas rurais.


Luiza Bruscato, diretora executiva da Mesa Brasileira, apresentou as perspectivas internacionais em nome do Brasil, como um país em desenvolvimento, e teve a oportunidade de apresentar os trabalhos desenvolvidos pela entidade, bem como informações sobre a pecuária brasileira e como temos avançado nas práticas sustentáveis. Ela ganhou um certificado de honra por ter participado e apresentado sobre a sustentabilidade da pecuária brasileira.


Sobre a Vila de Yucun

A vila de Yucun fica na cidade de Tianhuangping, no condado de Anji. Situada no sopé norte da Montanha Tianmu, tem o nome do cume Yu da montanha Tianmu dentro de seus limites. Yucun cobre uma área de 4,86 km2 e tem uma área florestal de 6.000 mu. É uma região linda, montanhosa, mas estava sendo explorada por mineração.


Em 15 de agosto de 2005, Xi Jinping, secretário do Comitê Provincial de Zhejiang do PCC, apresentou pela primeira vez o conceito de desenvolvimento de que “águas límpidas e montanhas exuberantes são ativos inestimáveis”, durante sua pesquisa em Yucun, ou seja, como mudar e fazer com que a cidade continue economicamente ativa.


Em 30 de março de 2020, Xi Jinping visitou Yucun novamente após 15 anos e propôs novas instruções, ou seja, deveríamos caminhar firmemente no caminho do desenvolvimento sustentável para melhor transformar os benefícios ecológicos em valores econômicos e sociais, bem como alcançar uma melhoria global da economia rural, do sistema jurídico, da cultura, governança, ecologia e construção do Partido, para que os padrões de vida dos aldeões possam aumentar de forma constante como talos de gergelim que florescem entalhe por entalhe, cada vez mais alto.


Em 15 anos, fizeram um projeto para a cidade virar uma ecovila e um exemplo de cidade sustentável para o mundo. Agora a cidade tem exploração de bambu e os moradores usam para fazer tudo – comer, fazer todos os tipos de coisas, como talher, prato, jogo de chá, tecido, roupa etc. A cidade tem duas reservas – usa energia hidroelétrica – e todos os automóveis são elétricos. Yukun conta com diversas fazendas familiares que produzem os alimentos locais, por exemplo, frutas como uva, cereja e pêssego, e produção de peixe. A cidade também tem ecoturismo por conta das montanhas que têm neve, então têm estação de ski. Enfim, é uma cidade turística com conceito de sustentabilidade. 


Yucun conta com um hub tecnológico, onde estão atraindo jovens de todo mundo para trabalhar remotamente na cidade e com tecnologias digitais em diversas áreas, como por exemplo, tem um grupo de agricultura sustentável. 

1 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page