top of page
  • Foto do escritorLuiza Bruscato

Mesa Brasileira participa de Oficina sobre Pecuária de Baixo Carbono, do MAPA

A Mesa Brasileira, representada pelo vice-presidente, João Netto, e pela diretora executiva, Luiza Bruscato, participou da Oficina de discussão “Pecuária de Baixo Carbono”, realizada no dia 31 de maio, pelo Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA), por meio do Programa Nacional de Cadeias Produtivas Agropecuárias Descarbonizadas. 


“A participação da Mesa Brasileira na construção de diretrizes para um programa de baixo carbono é muito importante para que possamos continuar avançando no desenvolvimento sustentável da pecuária Brasileira, bem como nos mantermos alinhados com as metas de redução do impacto das mudanças climáticas globalmente”, comenta Netto Schimansky, vice-presidente da Mesa Brasileira.


Durante o período da manhã, os presentes assistiram a palestras de especialistas que abordaram o Plano ABC+, o Programa Cadeias Agropecuárias Descarbonizadas (SDI/MAPA), Desafios e Oportunidades para a Pecuária Sustentável no Pantanal (Instituto Taquari), e sobre a Produção Sustentável de Bezerros nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal (IDH).


A parte da tarde foi focada na discussão e construção de documento com os principais eixos e diretrizes para a elaboração do Programa da Pecuária de Baixo Carbono do Ministério da Agricultura e Pecuária.


Dentre o público de aproximadamente 50 pessoas, estiveram presentes 09 membros associados a Mesa Brasileira, dentre eles, Silvio Balduino (ABPO); Richard Smith (IPAM); João Paulo Franco e Rafael Filho (CNA); Marina Piatto (Imaflora); Renato Roscoe (Instituto Taquari Vivo); Ricardo Nissen (ABIEC); Paulo Costa e Daniela Mariuzzo (IDH Brasil); e Ricardo Andrade (CICB); Netto Schimansky (Norvida e VP da Mesa Brasileira).


Na ocasião, o MAPA mencionou uma consulta pública para o Selo Carbono + Verde, que foi lançada no dia 05 de junho e vai se estender pelo prazo de 60 dias, que visa coletar impressões e feedbacks sobre um Selo de Conformidade o qual define critérios mínimos para uma Pecuária de Baixa Emissão de Carbono. A Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável está reunindo interessados em contribuir neste chamamento e pretende organizar os feedbacks através do Grupo de Trabalho de Clima. Participe e saiba mais através do e-mail gruposdetrabalho@gtps.org.br.

1 visualização0 comentário

コメント


bottom of page