top of page
  • Foto do escritorLuiza Bruscato

Novos dados sobre a agropecuária no Brasil mapeados pelo MapBiomas são debatidos em webinar




No último dia 06 de outubro, Luiza Bruscato, diretora executiva da Mesa Brasileira, foi debatedora no webinar As oportunidades e os desafios da agropecuária no Brasil, realizado pelo MapBiomas, uma iniciativa multi-institucional envolvendo universidades, ONGs e empresas de tecnologia, unidas para contribuir com o entendimento das transformações do território a partir do mapeamento anual da cobertura e uso da terra no Brasil.


O webinar apresentou e debateu os novos dados do MapBiomas (https://brasil.mapbiomas.org/2023/10/06/area-de-agropecuaria-no-brasil-cresceu-50-nos-ultimos-38-anos/) mapeados sobre a agropecuária no Brasil. O mapeamento mostra que a área ocupada pela agropecuária no Brasil cresceu 50% nos últimos 38 anos entre 1985 e 2022, totalizando 95,1 milhões de hectares, o equivalente a 10,6% do território nacional.


O evento foi moderado por Bernardo Rudorff, que participou recentemente do Painel sobre uso da terra no Fórum da Pecuária Sustentável, teve a apresentação dos dados por Kênio Santos (Agrosatélite/MapBiomas) e Vinicius Mesquita (Lapig/MapBiomas), e contou com os debatedores Silvia Massruhá (Embrapa), Aryeverton Fortes (Embrapa), Ricardo Abramovay (IEA-USP) e Luiza Bruscato (Mesa Brasileira).


O uso de imagens de satélites pode nos trazer muitas informações para uma tomada de decisão mais assertiva, mas é muito importante que haja conexão entre a academia, os técnicos das empresas e o produtor rural para acontecer as mudanças. “Como conectamos todas as informações de satélite com a realidade do campo? E como esses produtores podem se apropriar desses dados para entender sobre o uso da terra? Sinto falta da conexão com o produtor rural, conectando as 3 pontas”, comentou Luiza Bruscato, diretora executiva da Mesa Brasileira.

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page