top of page
  • Foto do escritorLuiza Bruscato

Podcast Nem Negacionismo Nem Apocalipse

Episódio 63 do podcast Nem Negacionismo Nem Apocalipse. Neste programa, os economistas Gesner Oliveira e Luccas Saqueto, e o administrador Artur Vilella Ferreira conversam com Luiza Bruscato, Gerente Executiva na Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável.


O Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) – Mesa Brasileira de Pecuária Sustentável - reúne todos os elos da cadeia de pecuária bovina para debater questões prioritárias do setor e promover o desenvolvimento sustentável. O desafio é desmistificar questões que envolvem o agronegócio e fortalecer este que é um dos principais setores da economia brasileira.


➡️ Luiza comenta que o agronegócio brasileiro em um modelo que respeita o Código Florestal, utiliza tecnologias avançadas e possui alta produtividade é um dos modelos mais sustentáveis do planeta. Ainda existem inúmeros desafios para que todas as fazendas brasileiras estejam adequadas a estas questões, mas pode-se dizer que tal modelo de agronegócio é uma das soluções para a captação natural de carbono e para o futuro dos mercados de créditos de carbono.


➡️ Uma interessante iniciativa do GTPS é o Guia de Indicadores da Pecuária Sustentável (GIPS), uma ferramenta gratuita que fornece ao produtor rural uma visão do seu caminho para a sustentabilidade. O guia apresenta um relatório com base em 35 indicadores relacionados aos pilares de gestão, comunidades, trabalhadores, meio ambiente e cadeia de valor, o qual funciona como uma fotografia da posição daquele produtor quanto à pecuária sustentável. A partir do resultado é fornecido um manual com os próximos passos para avançar neste aspecto.




1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page