top of page
  • Foto do escritorLuiza Bruscato

Uso mais eficiente da terra na pecuária é abordado em webinar

A Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável apresentará os direcionamentos para uma cadeia da pecuária brasileira com uso da terra mais eficiente em webinar no dia 16 de agosto de 2023, às 16h, no Canal do YouTube da Mesa Brasileira. Realizado pelo Fórum Pecuária Sustentável e patrocinado pelas organizações associadas Minerva Foods e National Wildlife Federation (NWF), o webinar apresentará os resultados das discussões do primeiro ciclo do Grupo de Trabalho (GT) de Terra.


As discussões e entregas do GT foram importantes para a harmonização de termos e conceitos gerais e aprofundamento do conhecimento do grupo sobre monitoramento relacionados à mudança e uso da terra. Ainda, ocorreu o estabelecimento de Termos de Compromissos e a elaboração do guia de uso das informações das principais fontes de dados de monitoramento e uso da terra pela cadeia da pecuária bovina brasileira.


O entendimento comum sobre os termos gerais relacionados à mudança de uso da terra proporcionou uma base sólida, buscando harmonizar conceitos e trazer clareza científica sobre as definições, e pode ser acessado aqui.


“O documento aborda diferentes conceitos como conservação e preservação, desmatamento zero, desmatamento bruto e desmatamento líquido, regularização fundiária, classificação de pastagens e Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE). Entender os termos e suas diferenças é fundamental promover práticas agropecuárias mais responsáveis e alinhadas com os objetivos de sustentabilidade, e contribuir para uma abordagem mais assertiva e responsável na pecuária, considerando os diferentes contextos regionais e de aptidão de produção”, comentou Francisco Beduschi Neto, coordenador do GT.


A elaboração de Termos de Compromisso para as categorias Indústrias (frigoríficos) e Produtores foi uma entrega importante para engajar as organizações associadas na promoção de uma pecuária mais sustentável. Foram determinados níveis, prazos e a ambição para cada um dos dois elos da cadeia.


“Os Termos de Compromisso têm a finalidade de engajar as organizações associadas das categorias Produtores e Indústrias (frigoríficos) na implementação de ações e estratégias que visam uma cadeia da pecuária com uso da terra mais eficiente. Foi importante discutir metodologias e práticas ideais para que as ambições sejam alcançadas, criando uma linha de base da categoria e a possível mensuração de forma temporal”, afirmou Beduschi.


A disseminação do conhecimento, a adoção de boas práticas e a busca pelo uso responsável das informações são passos cruciais para tornar a pecuária mais responsável, garantindo a preservação do meio ambiente, o bem-estar social e a viabilidade econômica do setor.


Para Luiza Bruscato, diretora executiva da Mesa Brasileira, as entregas do GT confirmam o comprometimento da Mesa Brasileira em sua missão de promover uma pecuária sustentável. “O GT de Terra demonstra o esforço da Mesa Brasileira em estabelecer diretrizes claras, promover práticas sustentáveis na pecuária brasileira e estimular a compreensão e uso responsável das informações, levando sempre em consideração a importância da pecuária na economia brasileira.”


GT de Terra 2022

As atividades do GT de Terra foram coordenadas por Francisco Beduschi Neto, líder da NWF no Brasil. No total, foram 12 reuniões que totalizaram mais de 18 horas de encontros entre agosto de 2022 e junho de 2023.


SERVIÇO

Webinar: Direcionamentos para uma cadeia da pecuária com uso da terra mais eficiente

Data: 16 de agosto (quarta-feira)

Horário: 16h BRT

Participantes confirmados: Luiza Bruscato e Beatriz Pressi (Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável); Francisco Beduschi Neto e (NWF); Carlos Barbieri (Norvida); Fernando Dias (Embrapa); Juliana Perez Alonso Corrêa (AgroSB); e Nathália Teles (LAPIG).


Ative as notificações no YouTube: https://www.youtube.com/live/pN-GH7dNWms


Sobre os Grupos de trabalho

Como um valor entregue ao associado, a Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável organiza grupos de trabalho para discutir assuntos emergentes da pecuária bovina brasileira. Os temas são debatidos em profundidade com os diferentes elos da cadeia de produção, além de pesquisadores e especialistas convidados. Atualmente, está em atividade o GT de Rastreabilidade em seu terceiro ciclo, trabalhando em uma política pública nacional de rastreabilidade; e no segundo semestre, estarão os GTs de Clima e Bem-Estar Animal.


Sobre a Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável

A Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável reúne todos os elos da cadeia de produção da carne bovina com um objetivo comum: promover a sustentabilidade na pecuária. São quase 70 organizações associadas nas categorias: produtores, empresas de insumos e serviços, indústrias, varejos e restaurantes, instituições financeiras e representantes da sociedade civil.


Grandes players do setor, organizações relevantes, startups e empresas de destaque no agronegócio brasileiro somam forças, agregam diferentes pontos de vista, trazem experiências e alinham conceitos sobre temas relevantes e que estão em alta no cenário da pecuária para impulsionar a afirmativa de que é possível produzir carne com a manutenção da biodiversidade.


Conheça nossos trabalhos em www.pecuariasustentavel.org.br.


1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page