top of page
  • Foto do escritorLuiza Bruscato

Retrospectiva 2023




No ano em que completamos 15 anos, planejamos os próximos passos para a pecuária sustentável brasileira. Como resultado de um desenvolvimento coletivo de ideias com nossos associados, revisitamos nossos valores, construímos uma visão 2030 e estabelecemos quatro frentes de trabalho. Confira abaixo uma breve retrospectiva dos resultados de 2023. Em breve, lançaremos nosso relatório de resultados, onde você poderá conferir mais detalhes das entregas.


Summit Land & Carbon: Falamos sobre o papel das pastagens nas metas climáticas globais e soluções para monitorar essas áreas no painel Breaking Barriers in Grassland Monitoring: Fostering Collaborative Solutions and Interactive Dialogue Across Sectors, durante a Cúpula realizada em Bruxelas em junho de 2023.


Outros eventos: Planejamento Estratégico para Mesas Redondas Latinas (Bolívia | outubro 2022); Webinar Agri-talks Ireland (novembro de 2022); A Conferência Global sobre Carne Sustentável (EUA | novembro de 2022); Tour de Inovação: Região Caribenha da Colômbia (março de 2023).


Fórum Pecuária Sustentável 2023: A 3ª edição do Fórum Pecuária Sustentável foi realizada no dia 28 de setembro de 2023, no Expo Rio Preto, e contou com a participação de renomados profissionais do setor e especialistas que levantaram desafios, oportunidades e caminhos em relação ao clima, uso eficiente da terra, rastreabilidade e bem-estar animal na pecuária brasileira. 120 pessoas participaram presencialmente das discussões, que foram divididas em 4 painéis.


Grupos de Trabalho (GTs)

Revisamos a estrutura e a governança dos GTs e discutimos profundamente temas relevantes com os diferentes elos da cadeia, especialistas e pesquisadores convidados. Em 2023, tivemos três GTs: Terra, Rastreabilidade e Bem-Estar Animal (BEA).


GT de Terra: coordenado por Francisco Beduschi, Líder da NWF do Brasil, iniciou os trabalhos em 2022 e apresentou seus resultados em agosto de 2023, durante o webinar Direcionamentos para uma cadeia da pecuária com uso da terra mais eficiente. O GT foi patrocinado pelas organizações associadas Minerva Foods e National Wildlife Federation (NWF). Quer se aprofundar nas entregas? Cliquei aqui e aqui para saber mais sobre as entregas e discussão do GT.


GT de Rastreabilidade: iniciou em maio de 2023 e trabalhou na elaboração de uma proposta de política pública nacional que determina as responsabilidades do governo e do setor privado. Articulamos com diferentes instituições com a criação da Frente-Ampla de Rastreabilidade para apoio e engajamento. A proposta foi construída pelo GT por toda a cadeia com enorme dimensão de apoio e estamos em via de apresentar ao MAPA.


GT de BEA: teve início em agosto de 2023; o grupo acordou a contratação de uma consultoria para a elaboração de procedimentos operacionais padrão (POP) para descrever os principais procedimentos relacionados ao BEA para diferentes áreas e sistemas de produção, o entendimento comum de termos gerais e conceitos de saúde e BEA e elaboração dos termos de compromisso.


Para 2024, voltaremos com os GTs de Clima e Terra. O GT de Clima tem início previsto em fevereiro de 2024. Dentre as pautas, serão abordados o potencial do crédito de carbono, o mercado voluntário e regulado para o agronegócio sustentável, sequestro de carbono do solo, além de continuar na elaboração dos termos de compromisso para todas as categorias.  Já o GT de Terra, as agendas estão sendo organizadas e o grupo tem previsão de início no 2º semestre.


Advocacy

Participamos de fóruns e encontros nacionais e internacionais, defendendo posições e fornecendo conhecimento técnico sobre temas emergentes na pecuária brasileira. Além de reuniões com Ministérios da Agricultura e Meio Ambiente do Brasil e Embaixadas no mundo, participamos de missões internacionais.


Missão em Berlim: Convidados pelo Diálogo Agropolítico Brasil-Alemanha (APD), participamos de uma série de diálogos sobre os impactos do Acordo Verde da UE na agricultura brasileira em um intercâmbio de uma semana em Berlim.


Brazil Agri-Food Facts: Participamos de três missões pela iniciativa da Apex-Brasil em parceria com a Missão Brasileira na União Europeia na França, Itália e XPTO, onde falamos sobre alimentação e agricultura sustentáveis e dados relevantes do agronegócio brasileiro.


Sumário de Dados da Pecuária Sustentável: Lançado em setembro de 2023, o primeiro relatório sobre pecuária sustentável apresenta uma visão geral das explorações pecuárias participantes no Guia de Indicadores sobre Pecuária Sustentável (GIPS). No total, foram analisados dados de 925 propriedades rurais que completaram o GIPS entre 2021 e 2022, o que proporcionou uma visão abrangente e concisa dos resultados e impactos alcançados com a implementação do Guia.


Treinamentos: Em 2023 foram realizados dois treinamentos sobre Pecuária Sustentável. Em fevereiro, o primeiro treinamento in company ministrado para a equipe da Elanco, intitulado de Treinamento para a Transformação de Negócios Sustentáveis na Cadeia de Pecuária Bovina, o conteúdo foi ministrado pela diretora executiva, Luiza Bruscato, e a especialista em pecuária sustentável, Beatriz Pressi, para 15 pessoas na sede da Elanco em São Paulo. Clique aqui e veja como foi. Esse é um treinamento que você pode solicitar para sua instituição, entre em contato.


Em outubro foi realizado o 6º Treinamento em Pecuária Sustentável, a capacitação é voltada para profissionais do agronegócio que queiram aprofundar conhecimentos relacionados à sustentabilidade, adicionar um novo serviço ao portfólio ou ainda aplicar na própria fazenda. Quem conclui o treinamento é certificado como Aplicador Credenciado do GIPS.

1 visualização0 comentário

Commentaires


bottom of page